Gestão de Recursos Humanos

DURAÇÃO: 50H

MODALIDADE

Presencial

Apresentação

O sistema de Gestão de Recursos Humanos nas empresas está cada vez mais integrado no sentido da responsabilidade social que os seus quadros têm de ter para fazer face aos constantes desafios internos e externos.

Ao técnico de Recursos Humanos coloca-se o desafio de conhecer as pessoas que trabalham na empresa, avaliando as suas capacidades, potencialidades e desempenho profissional. Daremos conhecimento de como se pode integrar o resultado desta avaliação de performance nos diversos sistemas retributivos implementados na empresa.

Destinatários

Todos os profissionais que pretendam adquirir conhecimentos básicos de gestão de recursos humanos

Objectivos Gerais

Proporcionar aos formandos competências na área de gestão de recursos humanos.

Objectivos Específicos

No final da formação os formandos deverão ficar aptos/as a:
- Entender as principais áreas de gestão de recursos humanos desde a seleção de novos colaboradores à gestão da remuneração;
- Analisar o impacto dos estilos de gestão no clima social da empresa.

Programa

  • 1. Identificar as Principais Questões da Função de Recursos Humanos
  • 1.1. Relacionar a política de RH com a política global da empresa
  • 1.2. Os diferentes tipos de organizações e práticas de RH
  • 1.3. Organizar a colaboração RH-manager: partilha da função de RH com os gestores operacionais
  • 2. A Definição da Estrutura Organizacional
  • 2.1. Organograma estrutural e funcional
  • 2.2. Perfis de funções e competências (Manual de Funções)
  • 3. Identificar as Principais Áreas de Gestão de Recursos Humanos
  • 3.1. Recrutamento & Seleção de colaboradores
  • 3.2. Conhecer as diferentes fases do recrutamento de acordo com o perfil de identificar
  • 3.3. Ferramentas de seleção: análise curricular, entrevistas, testes de personalidade, perfis comportamen
  • 3.4. Acolhimento e integração: Técnicas a aplicar e sua consolidação em formato de "Manual de Acolhimento
  • 3.5. Contratualização: Aspetos a considerar
  • 4. Desenvolvimento de Competências: Gestão da Formação
  • 4.1. Conheça as principais características da formação profissional em contexto organizacional
  • 4.2. Desenvolver um plano de formação: identificar necessidades, planear ações, avaliar o impacto da form
  • 5. A Gestão da Remuneração
  • 5.1. Conhecer a importância da definição de critérios de um sistema de remuneração adequado à empresa e a
  • 5.2. Equacionar a gestão de remunerações em termos globais: salário fixo e variável, regalias e benefício
  • 5.3. Seguir e controlar a folha de pagamentos: impacto diferido, real e estrutural
  • 6. O Clima Social
  • 6.1. Identificar a influência dos estilos de gestão no clima social
  • 6.2. Identificar sinais de desconforto na equipa

Requisitos mínimos de participação

Habilitações académicas: (requisito obrigatório)

Grau académico mínimo: 4º ano (concluído)

Situação profissional:

Todas as situações profissionais são admitidas.

Localidades

Este curso de formação pode ser realizado na(s) seguinte(s) localidade(s):

  • Coimbra

Formadores

Maria de Fátima Bento